Simted solicita a vereadores abertura de CPI da Educação em Dourados

Sindicato entregou ofício para todos os vereadores e vereadoras cobrando explicações sobre precarização e desvalorização profissional na Rede Municipal de Ensino

Trabalhadores e trabalhadoras em educação da Rede Municipal e Ensino estavam na Câmara Municipal durante a sessão desta segunda-feira (11) pedindo pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias na educação municipal de Dourados-MS.

Segundo divulgou o Simted, todos os vereadores e vereadoras receberam um documento solicitando a abertura imediata da CPI da Educação “para esclarecimentos à população sobre a ausência de políticas públicas na educação no tocante a infraestrutura e valorização profissional”.

De acordo com a assessoria do Simted, o” ofício do sindicato foi protocolado para todos os parlamentares e houveram manifestações de apoio de vereadores na tribuna pela instalação da CPI da Educação, já que a educação municipal de Dourados enfrenta denúncias diárias de precarização e desvalorização de seus profissionais”.

“A iniciativa do SIMTED Dourados busca demonstrar a legítima preocupação com os encaminhamentos dados pela gestão municipal aos recursos e investimentos realizados pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação, já que no período de atuação, desde a posse, não tem demonstrado avanço”, diz a nota. nos seguintes tópicos, prosssegue:

  • Unidades Escolares que não foram entregues e estão com as obras paradas, apesar de notícia datada em março de 2021 sobre investimento de mais de 21 milhões do MEC para estas obras;
  • Ausência de projeto de reforma das unidades escolares que apresentam problemas variados de infraestrutura;
  • Gestão de recursos federais não estão devidamente encaminhados para educação. Falta visibilidade dos recursos;
  • Apesar de aumento em percentuais para o recurso do FUNDEB, na ordem de 25%, a gestão não realiza investimentos em infraestrutura e pessoal, como se observa a falta de investimento no reajuste dos professores;
  • Apesar de aumento no recolhimento de impostos urbanos, a cidade com ações básicas fica distante das necessidades impostas, refletindo nas unidades escolares;
  • A aquisição de Kits de Robóticas, demanda avistada, porém sem discussão com a comunidade escolar e com indícios em informativos nacionais de superfaturamento;
  • Aumento substancial de escolas conveniadas a valores que estão onerando os recursos públicos. A entidade de classe espera que a Câmara Municipal crie uma comissão para investigar de que forma estão sendo utilizados os recursos da educação municipal, já que unidades de ensino apresentam problemas estruturais e educadores e educadoras estão sem reajuste desde o ano de 2017.

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