Direto ao Assunto: Diretor do TRE pede que eleitor esteja atento a prazo para alistamento
O entrevistado desta edição do Direto ao Assunto é Hardy Waldschmidt, diretor do TRE-MS. Foto: Divulgação Rádio ALEMS
O entrevistado dessa semana do Direto ao Assunto da Rádio ALEMS é o Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Hardy Waldschimdt, que fala sobre datas e prazos para os eleitores tirarem o título de eleitor e sobre a segurança da urna eletrônica.
O diretor do TRE-MS alerta para a data final para que o eleitor esteja em dia com a Justiça Eleitoral e possa votar, 04 de maio. Até lá, como explicou o diretor, o eleitor deve resolver suas pendências preferencialmente pela internet. No site do TRE-MS é possível fazer o alistamento eleitoral e consultar a situação do eleitor clicando na aba “Serviço ao eleitor”. Hardy explica também que jovens que completem 16 anos até a véspera da eleição podem se cadastrar para obter o título eleitoral, “apesar de ser facultativo, o jovem deve participar dos destinos de seu país”, destacou.
Para o diretor geral o acesso facilitado aos serviços do TRE e Justiça Eleitoral é mais um ato democrático. “A democracia é isso, o direito do cidadão escolher seus representantes. Precisamos oportunizar que as pessoas votem no dia 02 de outubro, definindo seus representantes”, declarou ao garantir também que os eleitores podem ter plena confiança na urna eletrônica, que é auditada por diversas entidades governamentais e não governamentais e testada periodicamente.
“Ao longo da minha carreira eu nunca vi, uma procedência de qualquer reclamação a respeito da urna eletrônica brasileira. E eu afirmo com toda segurança, que ela é sem sombra de dúvidas muito segura”, completou. Confira aqui a entrevista completa.