Dourados pode começar o ano letivo com greve na educação

Reunião de negociação salarial não agradou educadores; sindicato marcou nova assembleia para o próximo dia 22

O prefeito de Dourados, Alan Gudes (PP), vem sendo cobrado pelo Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados-SIMTED por uma negociação salarial para pagamento do piso nacional de 33,24% e reposição de índices atrasados do para professores do magistério e também do administrativo educacional.

Na manhã desta quinta-feira (17), o secretário de Governo Henrique Sartori, a secretaria de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, o secretário de Fazenda, Everson Leite Cordeiro, o secretário de Administração, Vander Matoso, o procurador geral do município, Paulo César Nunes da Silva e o assessor jurídico, Oscar Kruger receberam o Simted e o Sinsemd, que representa várias categorias de servidores municipais.

O prefeito Alan Guedes não participou e frustrou os sindicalistas, indicando que a negociação está emperrada. Segundo o sindicato, a “Prefeitura Municipal não avançou nas negociações e defendeu a proposta de reajuste de 5% linear para o funcionalismo municipal, enviada para Câmara Municipal no apagar das luzes do ano passado sem discussão com nenhuma categoria de servidores”.

Já o secretário Sartori afirmou que “no próximo dia 4 nós retomaremos os estudos que, tanto os sindicatos quanto a Prefeitura se comprometeram em realizar, para que no dia 4 de março nós consigamos um índice favorável a todos. E especificamente com os profissionais da Educação retomaremos a discussão da implementação do piso que foi recentemente promulgado pelo Presidente da República. E assim a gente encaminha para uma discussão mais apropriada, com categorias específicas, mas partindo do pressuposto de um aumento linear do qual o prefeito Alan Guedes determinou”.

Os educadores não saíram satisfeitos da reunião e divulgou que o “SIMTED Dourados cobra que Alan Guedes assuma sua responsabilidade enquanto gestor, considerando a afirmação do prefeito na sessão da Câmara de Vereadores, no dia 7 de fevereiro de 2022, na qual diz: ‘A cidade de Dourados se preparou do ponto de vista fiscal e tributário para cumprir a Lei do Piso com responsabilidade’”.

Na terça-feira, 22 de fevereiro, os educadores e educadoras da rede municipal voltam a se reunir em assembleia do Simted para encaminhamentos e deliberações sobre o movimento de luta por valorização profissional.

As aulas presenciais na rede municipal de ensino retornam no próximo dia 24 de fevereiro, quinta-feira.

Nos bastidores, muitos já falam em movimento grevista na educação municipal.

Foto: Divulgação/Simted

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *