Em ação inédita, Cidadania capacita policiais militares em formação para atendimento às pessoas idosas
Pela primeira vez, policiais militares em formação foram capacitados para atendimento e abordagem às pessoas idosas. Com o tema “Envelhecer é legal”, a Secretaria de Estado da Cidadania qualificou 500 alunos soldados na última quinta-feira (12), no Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Campo Grande.
A iniciativa, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado da Cidadania e de Justiça e Segurança Pública, estuda construir um protocolo de procedimento operacional padrão pensado especificamente para atender às pessoas idosas.
As aulas foram ministradas pela subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, que abriu a fala explicando as competências da Secretaria da Cidadania, e da pasta da Pessoa Idosa na promoção dos direitos sociais da população 60+, e o papel de criar condições que promovam autonomia, valorização e participação na sociedade, além da atribuição de desenvolver ações que fortaleçam vínculos das pessoas Idosas e sua família.
“A programação abrangeu várias temáticas sobre o envelhecimento humano, entre eles as formas de comunicação e abordagens no atendimento policial à pessoa idosa. Trabalhar com forças da Segurança Pública, realmente, é um passo significativo para a política pública da pessoa idosa”, ressaltou Zirleide.
A convite da Subsecretaria, também participaram da aula representantes do GTI (Grupo de Trabalho Interinstitucional) criado pela Cidadania para aprimorar a política pública da pessoa idosa, como o Núcleo Institucional da Cidadania da Polícia Civil, UFMS, Secretaria de Estado de Saúde, e OAB.
Os 500 soldados foram divididos em duas turmas para melhor aproveitamento da capacitação. Além das questões de envelhecimento humano, a capacitação trouxe os dados que mostram que em todo o País, a população mais velha ultrapassou, pela primeira vez, a mais jovem, e hoje representa 15,6% dos habitantes no Brasil.
Também foram abordados o trabalho do GTI e o quão é fundamental tem sido a intersetorialidade, linha adotada pela Secretaria da Cidadania, para fortalecer toda rede de atendimento à pessoa idosa.
Para o comandante do Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS), tenente coronel Robson Roberto Lopes Ramos, a capacitação foi o primeiro passo para instruir os futuros policiais militares quanto à importância de um tratamento diferenciado, assegurando os direitos fundamentais dos cidadãos de todo Mato Grosso do Sul.
“Em busca de melhorar o atendimento à comunidade, pedimos auxílio à Subsecretaria para proporcionar atendimento humanizado às pessoas idosas que se encontram em situações vulneráveis. Diariamente, o 190 recebe ligações diversas, desde idosos andando na rua desorientados ou vítimas de violência familiar. Percebemos que é um público que já possui algumas limitações físicas, bem como alguns com problemas relacionados à mente, e muitas vezes o servidor público pode não conseguir identificá-las”, explica o coronel.
Desde a divisão do Estado de Mato Grosso do Sul, ocorrida em 1977, é a primeira vez que a Polícia Militar capacita os alunos em formação para este olhar à pessoa idosa.
“E a subsecretaria da Pessoa Idosa já abraçou conosco essa missão, de promover uma cartilha integrada de atendimento às pessoas idosas em situações de vulnerabilidade, junto à Sejusp e a SES. Será uma cartilha que falará de protocolos para que o atendimento que ocorra em Sonora [Norte de MS] seja o mesmo de Mundo Novo [Sul de MS]”, ressalta o coronel.
Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania