Dourados: maior cidade do interior de MS
A história de Dourados começou bem antes da criação do município. Dados oficiais revelam que o povoado começou a surgir em 1870, após o fim da Guerra do Paraguai.
Naquela época a região já era habitada pelos índios guarani-kaiowá, que 150 anos depois resistem, confinados em reservas. Em 1884 o aglomerado de casas ganhou seu primeiro nome: São João Batista de Dourados.
Mas os pioneiros retratados nos livros de história começaram a chegar em 1909. Entre eles estavam Marcelino Pires, Januário Pereira de Araújo e Joaquim Teixeira Alves. Em 15 de junho de 1914, Dourados foi elevada a distrito do município de Ponta Porã. Surgia aí o Distrito de Paz de Dourados.
Após a criação do município em 1935, o primeiro prefeito nomeado foi João Vicente Ferreira. Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal de Ponta Porã pelo presidente Getúlio Vargas, que abrangia os municípios de Dourados, Porto Murtinho, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju e Bonito. Ponta Porã era a capital. Entretanto, o território durou apenas três anos e em 7 de janeiro de 1947 foi reintroduzido ao então Estado de Mato Grosso. Foto: Charles Aparecido.