SES realiza capacitação com profissionais de saúde de Ribas para prevenir acidentes com escorpiões
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) e da Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, realizou capacitação para o tratamento, identificação e prevenção de acidentes, além do treinamento de captura e manejo de escorpiões no município de Ribas do Rio Pardo.
O treinamento aconteceu na sexta-feira (6), na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. Para o Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES, Karyston Adriel Machado da Costa, o município apresentou evolução considerável de sua população nos últimos anos e com isto houve registro de acidentes com escorpiões.
“É importante destacar que o município de Ribas do Rio Pardo não está enfrentando uma infestação de escorpiões, mas devido a ampliação do desenvolvimento das atividades considerando o aumento da população flutuante no município, propiciou-se o contato com estes animais e infelizmente os acidentes. Por isso, a necessidade da realização do treinamento de todas as equipes de saúde do município”, explica Karyston.
O treinamento foi destinado a todos os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, agentes de saúde, Vigilância em Saúde Ambiental, Sanitária, Vigilância Epidemiológica, professores da rede de educação estadual e municipal, representantes de empresas, além de profissionais do hospital e das unidades de saúde do município.
Prevenção
Devido as altas temperaturas somadas ao período de reprodução dos escorpiões – que ocorre nos meses de agosto e setembro – e que ainda acontece no mês de outubro, tem impactado nos índices de acidentes envolvendo esses animais em Mato Grosso do Sul.
Para evitar acidentes com escorpião, o Ciatox recomenda:
• Uso de água sanitária nos ralos e frestas de portas;
• Instalação de barreiras mecânicas nas portas;
• Evitar o acúmulo de entulhos;
• Fechar frestas e rachaduras nas paredes, evitando que o animal entre nas residências;
• Manter o ralo do banheiro fechado após o banho;
• Manter as caixas de gordura bem vedadas.
E caso ocorra um acidente, é necessário lavar o local da picada com água e sabão. A vítima deve procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima para melhor atendimento.
Na unidade de saúde o paciente fica em observação e é avaliado quanto a gravidade do quadro. É muito importante redobrar a atenção com crianças e idosos, pois a picada de escorpião pode levar a morte.
E ao matar um escorpião, se possível, recolha e leve ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de seu município para auxiliar na identificação e medidas de prevenção e controle da espécie na sua cidade.
A utilização de medidas preventivas no ambiente é a melhor maneira de controlar o contato do homem com o escorpião e assim impedir os acidentes.
Serviço
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ciatox pelos telefones: (67) 3386-8655 e 0800-722-6001 e 150. A equipe oferece teleatendimento a profissionais de saúde, diagnóstico e identificação de animais peçonhentos e plantas tóxicas.
Rodson Lima, Comunicação SES
Fotos: Divulgação