Podcast da UEMS leva informação e reforça trabalho de pesquisa e inovação para a sociedade
No final do texto, você pode conferior o primeiro episódio do UEMSCast
A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estreou na última terça-feira, 12 de setembro de 2023, com o mais novo produto institucional de mídia junto à plataforma do Youtube: o podcast universitário UEMSCast, com a proposta de conectar os públicos da instituição a todas as ações de ensino, pesquisa e inovação, extensão e demais iniciativas de natureza institucional da universidade.
Serão 14 episódios com abordagens a temáticas variadas sobre os eixos de trabalho pelos quais a UEMS transforma o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, enquanto instituição de Educação Superior pública e gratuita.
O reitor da instituição, Laércio Alves de Carvalho, também reconhece que, “com os novos produtos, a UEMS passa a ampliar sua divulgação buscando alcançar um público ainda maior, de modo a levar à população o conhecimento de informação dos projetos com os quais a UEMS trabalha, nos 28 municípios em que está presente, com 15 unidades físicas e 13 polos de Educação à Distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.
De acordo com o jornalista e profissional técnico da educação superior, Rubens Urue, chefe da Assessoria de Comunicação Social da UEMS, “o UEMSCast é a realização de uma meta antiga, visando fortalecer a presença da nossa instituição nas plataformas midiáticas, considerando a variedade dos públicos que desejam conhecer a universidade”.
Os primeiros episódios do UEMSCast serão veiculados semanalmente com editorias diversas retratando a Universidade para um público mais diverso daquele já atendidos pelas plataformas tradicionais: redes sociais e site institucional da UEMS.
“Produzir um podcast informativo é uma forma eficaz de divulgar as ações da UEMS para o público jovem, que consome grande quantidade de vídeos no YouTube. Cada episódio terá duração prevista de 40 minutos”, informa Urue.
As pautas abarcam ações de internacionalização, de inclusão, pesquisas inovadoras, ecoturismo, arte na educação, universidade na maturidade, revolução da graduação à distância, representatividade negra e indígena na UEMS, dentre outras, e servirão de espelho para visibilizar a popularizar o trabalho da universidade.
“Os podcasts são uma mídia cada vez mais popular, pois permitem que as pessoas ouçam informações enquanto realizam outras atividades, como estudar ou trabalhar. Além disso, o formato é mais acessível para pessoas com deficiência visual, por exemplo, que podem acompanhar os conteúdos sem dificuldades”, reitera Urue.
A apresentadora, Pietra Silva que é egressa da UEMS de Campo Grande. A ficha técnica também inclui a agência Agilità Propaganda, responsável pela identidade visual e conceitual do projeto. A produção ficou a cargo da Óia Filmes.
Além de ser uma forma de divulgar o conhecimento produzido na instituição, o podcast também pode servir como ferramenta educativa, ajudando a disseminar informações relevantes e criar um diálogo com a comunidade. Por isso, é importante que as universidades modernas invistam nessa forma de comunicação para se aproximar do público que faz uso da web 5.0 e aumentar a visibilidade de suas ações.
Entrevistados ressaltam importância do podcast
Para a professora Cíntia Diallo, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE), “participar do UEMSCast foi importante. Penso que este modelo tem se consolidado como um veículo de comunicação dinâmico entre os diferentes públicos. Essa capilaridade contribui para a divulgação das ações desenvolvidas na nossa Universidade, no Ensino, Pesquisa e Extensão”.
Cíntia destaca que, ao conhecer a UEMS por meio deste produto de mídia, as pessoas se sentirão mobilizadas a ocupar o espaço dentro da Universidade, como acadêmicos e acadêmicas, técnicos(as), docentes e pesquisadores(as).
“Esse movimento de divulgação via podcast é relevante para nossa região, sobretudo porque somos protagonistas em diferentes áreas do conhecimento e ajuda a popularizar trabalhos que nem sempre essa produção alcança o público de forma mais ampla. Penso que seja um produto que destaca a presença da UEMS em nível de Brasil e, inclusive, internacionalmente. Não podemos esquecer que outros seis países também adotam a Língua Portuguesa como idioma oficial e, com certeza, poderão escutar o produto e conhecer um pouco mais da nossa universidade”, reconhece a docente da UEMS.
Os países citados por Cíntia são: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Macau, na China, e Gao, uma província da Índia – falantes do português.
A importância de se trabalhar com essa plataforma também é reforçada pelo professor João Fábio Sanches, coordenador do Programa UEMS ACOLHE, voltado ao Acolhimento Linguístico de Migrantes que chegam ao Estado.
Frente a um cenário de ampla movimentação migratória no mundo, apresentar mais sobre o projeto UEMS Acolhe numa plataforma moderna como o UEMSCast “aproxima as mensagens que temos que passar diretamente para o público migrante internacional que também está antenado com essas novas plataformas de comunicação. O podcast abrilhanta e expande nossa capacidade de chegar até o migrante internacional e nas pessoas que atendem este público de um modo rápido e dinâmico. É um canal inovador para nosso Projeto e, tenho certeza, vai ser uma frente de muita relevância para a UEMS”, ressalta João Fábio.
Dados da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) reiteram a relevância dos fluxos migratórios, pois, nas últimas décadas, os deslocamentos forçados atingiram níveis sem precedência. Estatísticas recentes revelam que mais de 67 milhões de pessoas no mundo deixaram seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos.
“Nesse sentido, a possibilidade de acessar os conteúdos do UEMSCast em diferentes plataformas é algo que potencializa, inclusive o fortalecimento do UEMS Acolhe diante deste cenário. A demanda existe e a Universidade está aqui para prestar o devido atendimento neste sentido”, finaliza João Fábio.
Confira os episódios do UEMSCast que já começaram a ser veiculados na plataforma do YouTube, no canal @uemsoficial. O episódio 1 traz uma perspectiva sobre a importância da Internacionalização universitária para o fortalecimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
Além da entrevistadora Pietra, temos a presença da professora Rosenery Lourenço, responsável pela Assessoria de Relações Internacionais (Arelin) e da acadêmica Íris Ísis Rowena, do curso de Letras, que fez intercâmbio na cidade de Caxito, em Angola, pela UEMS. Confira abaixo o Ep. 1 do UEMSCast.
Comunicação UEMS
Foto: UEMS/ACS