Márcio Pudim chama atenção para a febre maculosa e solicita informações da Prefeitura
Vereador Marcio Pudim faz alerta sobre riscos da febre maculosa, transmitida por carrapatos de capivaras. Foto: Francielle Grott/CMD
– Vereador também sugere que prefeitura coloque placas de alerta em locais onde vivem capivaras, hospedeiros do carrapato transmissor da doença –
Os casos de febre maculosa, em especial atenção os que evoluíram para óbitos no município de Campinas-SP, têm levantado o alerta de vários municípios paulistas e levado as autoridades a acompanharem mais de perto a evolução dessa doença, requerendo ações e informações para o controle.
Em Mato Grosso do Sul e, principalmente, em Dourados, não é diferente. Preocupado que a doença possa sair fora de controle e chegar ao município, uma vez que há na cidade vários locais que abrigam capivaras, animal hospedeiro do carrapato-estrela, o vereador Márcio Pudim (PSDB) está requerendo ao executivo municipal informações oficiais a fim de ter conhecimento das ações que são desenvolvidas para acompanhamento, controle e tratamento da doença.
Márcio Pudim busca informações sobre o mapeamento dos espaços públicos que possam abrigar o animal hospedeiro; como é feito o monitoramento desses locais; se a prefeitura possui informações do quantitativo de capivaras existentes nos espaços públicos ou privados, como chácaras, sítios e fazendas, usados para eventos festivos, por exemplo; ou até mesmo nos residenciais abertos ou fechados com áreas verdes e lagos próximos.
O vereador também quer saber se existem exames regulares para identificação desses transmissores e se existe no município um cronograma para controle da proliferação dos hospedeiros, além de sugerir que o Município instale nas áreas verdes abertas ao público, bem como determine a colocação nos espaços privados de placas informativas sobre a presença de capivaras e do risco de se contrair a febre maculosa devido à presença do carrapato-estrela.
“É importante acrescentar que em nosso município existe uma criança que está internada e com suspeita de febre maculosa e isso requer muita atenção das autoridades públicas”, diz o vereador Pudim, reforçando que seu requerimento busca alertar as autoridades da necessidade de levar informações à população a respeito da doença e das medidas de prevenção.
Texto/Fonte: Assessoria