Vereador cobra respostas efetivas do prefeito quanto inundações em Dourados
Elias Ishy caminhou por toda a rua 31 de Março para ouvir moradores. Foto: Assessoria
Vereador lembra dos casos da Rua 31 de Março, no Jardim Arapongas e do Mosteiro das Irmãs Clarissas
O vereador Elias Ishy (PT) cobra do prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), respostas efetivas quanto às inundações no município, lembrando dos casos da Rua 31 de Março, no Jardim Arapongas e do Mosteiro das Irmãs Clarissas, no Parque Alvorada. O parlamentar solicitou melhorias no sistema de drenagem de águas pluviais.
No início de fevereiro, Ishy encaminhou uma indicação à prefeitura referente à tapa-buracos na Rua 31 de Março, bem como de drenagem no local, pois a cada chuva os moradores sofrem com os alagamentos, principalmente no encontro com a rua Clóvis Cersósimo de Souza. “Verifiquei a situação de perto e o que vi foram os próprios moradores buscando alternativas, como criar lombadas para que a água não entre nas casas, o que é insustentável”, explica o vereador.
Em novembro do ano passado, ele encaminhou um requerimento à prefeitura pedindo informações sobre a contenção das inundações no Mosteiro das Irmãs Clarissas que acontecem há pelo menos 13 anos, sendo, então, recorrente. “As enchentes trazem a água da rua que desce para o nosso Mosteiro juntamente com o esgoto, lixo, baratas e ratos tudo isso para casa de Deus, para nosso lugar de oração, onde noite e dia elevamos nossas preces pela humanidade e por esta cidade”, diz o relato nas redes sociais.
Na época, Ishy questionou se existia um projeto previsto, com cronograma de obras e a resposta foi a de que as tratativas foram iniciadas para a solução do problema e que se encontrava em fase de formatação dos meios que seriam utilizados. O parlamentar também questionou sobre a manutenção preventiva de bueiros e “bocas de dragão” na cidade.
De acordo com a prefeitura, o órgão responsável por realizar a manutenção das bocas de lobo e bueiros no Município é a Semsur por meio da empresa Litucera, com um acordo de limpeza periódica a cada 60 (sessenta) dias na boca de dragão existente no local e conforme demanda, com prioridade de atendimento a área central. “Precisamos de ações concretas, por isso peço a atenção do prefeito para esses locais”, afirma Ishy.
Pensando ainda na segurança dos usuários, o vereador também pediu a realização de operação tapa-buracos em ruas como a paralela a 31, a Isidoro Pedroso (em toda extensão), além das ruas Hiran Pereira de Matos (entre a Rua Waldomiro de Souza e a Avenida Marcelino Pires), na Vila Industrial, Independência (entre. Projetada 07 e 06), no Jardim Itália, Carlos Antonio de Oliveira, Vereador Vitório J. Pederiva, Rua B e D, na Vila Popular. “Com a chuva, dificilmente as pessoas identificam os buracos nas vias. Sei que é um problema geral da cidade, por isso precisamos de uma política para atender a todos”, finaliza.