Vereador fiscaliza atuação do Governo quanto ao abastecimento de água na Reserva
Vereador ressaltou que cobra há muito tempo solução para a rotina de falta de água nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Foto: ilustrativa/Sanesul
O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou um requerimento ao Governo do Estado e a Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) solicitando informações referentes ao desabastecimento de água na Reserva Indígena de Dourados, que reúne as aldeias Jaguapiru e Bororó.
Conforme informado, um grupo de trabalho foi criado para buscar solução ao problema. No ano passado, o vereador esteve no local e pediu atenção também ao prefeito Alan Guedes (PP), para o desenvolvimento de ações e melhorias pertinentes à responsabilidade municipal.
Além das estradas em péssimas condições de trafegabilidade e a falta de água, também existia na época um problema com a exposição da rede nessas vias, com vários canos expostos ou quebrados.
Os indígenas que atuam como agentes de saúde e de saneamento, relataram que eram feitas manobras diariamente para que uma região ou outra fosse beneficiada com o abastecimento, mas sempre faltava em algum local. Segundo eles, há uma necessidade de que pelo menos um dos poços (chamado de Augustinho) passe por uma restauração, para que todos tenham acesso a água de qualidade.
Ishy questiona, dessa vez, quais os órgãos e quem são os integrantes que compõem o grupo de trabalho estadual, quais ações estão previstas, o prazo para a conclusão do relatório de diagnóstico da situação e se o referido grupo tem como objetivo identificar os problemas, os responsáveis, as possíveis soluções e orçamento necessário para a resolução definitiva da escassez de água.