Com investimento do Governo, desfile das escolas de samba de Campo Grande reúne oito agremiações
O desfile das escolas de samba de Campo Grande tem a participação de oito agremiações que vão para a avenida, com o apoio do Governo do Estado, mostrar a tradição carnavalesca. A festa de Carnaval será na segunda-feira (20) e na terça-feira (21) na Avenida Alfredo Scaff, próximo à Praça do Papa
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, garantiu repasse de R$ 800 mil para a Lienca (Liga Independente das Escolas de Samba da Capital), em apoio às agremiações.
A festa popular movimenta a economia e o turismo do Estado. “Investir em cultura é investir em inclusão, além disso, o Carnaval significa fomentar o turismo e a economia dos municípios”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
“Nós sabemos das dificuldades que as escolas passam todos os anos para colocar as alegorias na avenida. Esse repasse é feito para garantir geração de renda e empregos que o carnaval proporciona às comunidades envolvidas, a festa de Momo é alegria, cultura, economia, turismo e ancestralidade e merece toda nossa atenção e respeito”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura, Max Freitas.
Neste ano, a folia reunirá oito escolas de samba, sete delas serão julgadas, sendo: G.R.E.S Unidos do Bairro Cruzeiro, Vila Carvalho, Cinderela, Deixa Falar, Igrejinha, Unidos do Aero Racho e Catedráticos do Samba.
A apuração dos votos será na quarta-feira (22), na passarela do a partir das 14h. Após abertura dos envelopes e verificação das notas de todos os quesitos, será anunciada a escola campeã do carnaval 2023.
“Pisar na avenida levando a bandeira de uma escola, seja ela grande ou não, é carregar toda a ancestralidade que envolve o samba, a cultura popular e a memória da comunidade”, afirmou a bailarina e professora Flávia Laís Alarcon, que é porta-bandeira da Escola de Samba Vila Carvalho.
Confira a ordem dos desfiles e os enredos das escolas de samba:
Segunda-feira (20/02)
1º Herdeiros do Samba – ‘Bate, bate coração Joaquim Murtinho 100 anos de Educação’;
2º Unidos do Bairro Cruzeiro – ‘Per Fumum: ‘A Essência Que Me Seduz’;
3º Vila Carvalho – ‘Carvalho em uma nova era: Em Minha Casa há várias moradas não estamos sós’;
4° Igrejinha – ‘Uni-Duni-Tê: A Igrejinha vem brincar com você’.
Terça-feira (21/02)
1º Cinderela Tradição do José Abrão – ‘Cinderela Tradição 30 anos de história’;
2° Deixa Falar – ‘Carnavalis’;
3° Unidos do Aero Rancho – ‘Eu sou o grande Aero Rancho: Esse é meu povo’;
4° Os Catedráticos do Samba – ‘Homenagem a Coxim: Portal do Pantanal virou festa’.
Nathalia Yahn, Comunicação do Governo de MS