Vereador volta cobrar abertura dos postos de saúde à noite
Da Tribuna da Câmara, Dr. Diogo cobrou melhoria no atendimento à população nas unidades de saúde. Foto: Prefeitura de Dourados
– Ao apresentar moção de pesar à família de jovem atleta do Ubiratan, vereador cobrou melhoraria do atendimento na saúde e pediu que trabalhos de combate à dengue sejam intensificados –
Durante uso da tribuna na segunda e na terceira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Dourados, Dr. Diogo Castilho (PSDB) apresentou moção de pesar a família do jovem atleta de base, do Clube Ubiratan, Júlio César Arthur da Costa Escobar, de 14 anos, que morreu na madrugada dessa segunda-feira, vítima de dengue hemorrágica.
O vereador pediu melhor atendimento à população, na área da saúde e pediu que os trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypti sejam intensificados no município, para evitar que novos casos graves de dengue sejam registrados.
Dr. Diogo voltou a cobrar a abertura dos postos de saúde no período noturno. “Estou apresentando novamente um requerimento pedindo a abertura dos postos de saúde no período noturno para desafogar e melhorar o atendimento na UPA. Meu requerimento vem no sentido de cobrar o Executivo para saber quando esses postos vão entrar em funcionamento. A população conquistou o direito de ter esse serviço disponível. Cabe agora o executivo cumprir”, ressaltou o vereador.
Em 2022, o parlamentar apresentou na Câmara de Vereadores uma Emenda Aditiva, na Lei Orçamentária de 2023, que prevê despesas para abertura de Unidades Básicas de Saúde, de Dourados em horários diferenciados. A medida foi aceita e aprovada pelos vereadores.
“Essa nova medida vai ajudar as mães que trabalham durante o dia e não conseguem levar seus filhos aos postos e também todos os trabalhadores que não conseguem faltar no serviço para cuidar da saúde. Quem ganha é a população. Por isso queremos saber quando esses serviços entrarão em vigor”, explicou Dr. Diogo que além de vereador é médico cirurgião.
O vereador, que vem acompanhando de perto o caso da morte de Júlio Cesar, se solidarizou com a família e apresentou uma Moção de Pesar.
ENTENDA O CASO
Na madrugada desta segunda-feira morreu vítima de dengue hemorrágica, o adolescente Júlio César Arthur da Costa Escobar, de 14 anos, atleta de base do Clube Ubiratan, que no mês de março iria se apresentar no Fluminense.
Familiares disseram ao parlamentar que levaram o menino três vezes à UPA – Unidade de Pronto Atendimento até que fosse diagnosticado com dengue hemorrágica e transferido para o Hospital da Vida, onde veio a óbito.
Agora os pais e tios cobram esclarecimento sobre o caso e porque houve demora no diagnóstico, já que nas primeiras vezes o médico não pediu nenhum tipo de exame que pudesse promover um tratamento precoce da doença. O corpo do Júlio César está sendo velado na sede do Clube Ubiratan, na Avenida Marcelino Pires ao lado da Praça do Cinquentenário e será sepultado na manhã desta quarta-feira.